Whey Protein: Por que ele é o Rei de todos os shakes de proteína?

janeiro 29, 2016 Suplementos e Vitaminas0

Como diz o ditado: “O lixo de um homem é o tesouro de outro homem”.

No mundo dos suplementos, tal provérbio não poderia ser mais verdadeiro para o whey protein.

Não faz muito tempo que o whey , uma das duas proteínas encontradas no leite, era jogada fora como um subproduto inútil durante a fabricação de queijo.

Hoje o soro de leite é visto como um dos suplementos nutricionais mais importantes do planeta. O whey protein é o rei das fontes de proteína.

Alguns dos benefícios da suplementação com whey protein pode ser simplesmente o aumento global da ingestão de proteínas. Dietas mais elevadas em proteínas têm sido regularmente mostradas como positivas para a melhoria da composição corporal.

Dietas de alto teor de proteínas também aumentam a densidade óssea, aumentam a saciedade e fornecem uma melhor regulação do açúcar no sangue.

Mas o whey protein é mais do que apenas uma outra fonte de proteína.

 

Porque é que o whey protein é tão especial?

Whey protein, caseína, leite, leite com chocolate, queijo e iogurte estão todos na categoria de laticínios. Mas todos os produtos lácteos não são os mesmos.

O leite é muitas vezes a primeira coisa que as pessoas pensam quando falam em “produtos lácteos”. Mas o leite contém dois tipos diferentes de proteína: a caseína e o soro do leite (whey).

O leite é usado para fazer queijo. O queijo é composto principalmente de caseína e do soro do leite que sobra quando a produção de queijo está terminada. Por centenas de anos, acreditaram que o soro do leite era um subproduto inútil. Hoje esse subproduto pode ser o componente mais nutricionalmente valioso dos laticínios. Anos atrás os fabricantes de suplementos nutricionais descobriram que o soro poderia ser transformado em um pó que facilmente poderia ser misturado com água, fornecendo uma fonte barata de proteína.

No início, imaginava-se que o soro do leite era apenas uma maneira fácil de se obter proteína. O que não se sabia era que esse soro efetivamente fornecia alguns benefícios muito significativos para a saúde.

Como o whey protein tem crescido em popularidade e apoio científico, seu preço também tem crescido. Hoje o whey protein custa muitas vezes mais do que há 10 anos.

Como muitos outros tipos de suplementos, há uma grande diferença de qualidade entre o whey vendido em lojas de varejo e o tipo de whey protein vendido em lojas especializadas.

Acredita-se que as vantagens nutricionais do whey vêm do seu perfil de aminoácidos único. O whey protein é rico em aminoácidos essenciais, especialmente os da cadeia ramificada de aminoácidos (BCAA): leucina, isoleucina, e valina.

O whey protein também contém proteínas do soro funcionais, tais como beta-lactoglobulina, alfa-lactalbumina, imunoglobulina, lactoferrina, lactoperoxidase e gilcomacropeptide.

Acredita-se que os grandes níveis de BCAAs, especialmente a leucina, têm o maior impacto sobre a síntese de proteínas, embora o grupo completo de aminoácidos essenciais provavelmente desempenhe um papel em outros benefícios do whey protein.

Se a leucina é o principal condutor da síntese proteica muscular, então seria correto dizer que uma menor ingestão de whey protein, suplementado com níveis de leucina equivalentes a doses mais elevadas do mesmo, teria o mesmo resultado.

 

Benefícios corporais e de saúde do whey protein

A Composição do corpo melhora quando o músculo ou gordura adicionado é perdido, ou ambos. Como o whey protein ajuda no desenvolvimento de massa magra no corpo, ajuda também a melhorar a composição corporal.

O whey protein parece afetar o crescimento do tecido muscular de duas formas: por aumentar a síntese de proteínas e diminuir a degradação de proteínas.

O whey é absorvido de modo diferente do que as outras proteínas e tem um perfil de aminoácidos original, por isso é mais eficaz do que outras proteínas e aumenta a síntese de proteínas e os níveis de aminoácidos no sangue.

Além disso, ele também pode suportar a redução da massa de gordura. Os aminoácidos presentes no whey protein melhoram os níveis de açúcar no sangue e o funcionamento da insulina, o que permite com que a gordura seja utilizada como uma fonte de combustível mais significativa.

Como o whey protein ajuda no desenvolvimento muscular, a massa corporal magra adicional também cria uma forma de hidrato de carbono que pode ser mais facilmente armazenada como glicogênio, em vez de ser convertida em gordura.

Entre os fisiculturistas que escolhem como suplementação o whey ou a caseína, aqueles tomaram whey percebram um maior aumento de músculos e maior perda de gordura, em comparação com os que usaram caseína.

Quando o uso de whey , caseína e proteínas de soja são comparados, as pessoas que utilizaram caseína e whey observaram maior aumento de massa magra do que aqueles que utilizaram soja.

Em outra pesquisa, a adição de whey protein a uma dieta em que se pode comer o que quiser levou à perda estatisticamente significativa de peso e melhorou a composição corporal.

Os profissionais de fitness devem se lembrar disso: em vez de colocar algo muito diferente na dieta de um cliente, devem tentar apenas adicionar alguns shakes por dia ao que eles já estejam comendo. As possibilidades são de que eles vão acabar comendo menos das outras coisas.

 

Whey Protein ou Aminoácidos Essenciais?

O whey protein é facilmente digerido e absorvido, especialmente quando comparado com a carne, galinha e outras proteínas de origem animal. Isso o torna excelente para o uso em sessões de exercícios.

Conforme a intensidade do exercício aumenta, no entanto, pode tornar-se cada vez mais difícil de tolerar fontes de proteínas intactas. É por isso que a suplementação de aminoácidos essenciais é tão boa durante os exercícios.

Os aminoácidos essenciais passam rapidamente para a corrente sanguínea e são metabolizados, e eles podem ter um impacto ainda maior na recuperação.

E um é melhor que o outro? Depende de como o suplemento está sendo utilizado.

Imediatamente antes ou durante o exercício, os aminoácidos essenciais são geralmente os preferidos. Uma hora antes do exercício, ou pós-treino, o whey é uma opção mais sábia. Os aminoácidos essenciais rapidamente fornecem blocos de construção para o desenvolvimento muscular, apoiam o metabolismo de gordura e melhoram a capacidade de exercício.

Mas o whey está muito longe de ser uma “refeição”, apesar de poder ser misturado em um shake como um lanche satisfatório.

Conclusão: ambos são valiosos e podem ser usados ​​no mesmo programa de nutrição.

 

Você deve tomar suplementos?

Com tudo o que foi dito, você deve usar whey protein?

Quase a maioria das pessoas iria se beneficiar disso, mas cada pessoa é única.

Ele fornece a melhor composição corporal para a recuperação de um exercício. O mesmo acontece com a redução de apetite, melhor função imunológica e redução medidas, relacionada com a função metabólica.

Claro, você ainda precisa comer bem e se exercitar para obter os melhores benefícios.

A única maneira de saber se o whey protein ou qualquer outro suplemento nutricional funciona para você é usá-lo de forma séria. E isso não significa tomar um shake de vez em quando. Significa tornar o whey protein uma parte regular de sua dieta por um mês ou dois. Se você tolerar isso, poderá se surpreender com o efeito que o whey protein terá sobre como você se sente.

Claro, se você tiver algum problema de saúde, converse com um profissional de saúde experiente antes de utilizá-lo.

Leave a Comment